Talend 6.0

Compartilhe este post

A nova versão 6.0 do Talend já está disponível há quase um mês e após ter realizado alguns testes, segue uma pequena lista das mudanças de maior destaque e algumas considerações:

  • Interface com o usuário redesenhada
  • Pesquisa de componentes baseada em descrição e não apenas no nome (ou seja, o usuário não precisa mais saber exatamente o nome do componente que procura, e sim sua característica)
  • Nova funcionalidade para monitoramento uso de memória e CPU dentro do Studio (auxilia a analisar a performance de execução)
  • Componentes para acesso e manipulação no Google Drive, dentre outros diversos componentes focados na nuvem
  • Suporte a Java 8 (Studio)
  • Suporte a driver ODBC removido. Agora a conexão com bases Access é realizada via JDBC. Conexões genéricas ou com SQL Server ainda podem ser realizadas, porém só funcionará com o Java 7

Ponto de Atenção

Devido ao bug TDI-33503 (https://jira.talendforge.org/browse/TDI-33503), não recomendo que seja feita migração em ambientes de produção sem que antes seja solicitado patch para este bug através do canal de suporte.

Conclusão

A nova versão trouxe diversas melhorias principalmente quanto à interface da ferramenta e diversidade de componentes. No que diz respeito à usabilidade, não dá pra deixar de mencionar que o que já era fantástico, ficou muito melhor. O desenvolvimento com o Talend vem se tornando cada vez mais ágil e o que ficou difícil foi para a concorrência em atingir tal estado da arte.

Todavia, assim como em toda nova versão, convém realizar extensivos testes em seu ambiente antes de implantar ou migrar para a mesma. A versão 5.6.1 continua sendo uma ótima opção, tendo em vista que a versão 6.0.1 está prevista para meados deste mês de Setembro.

Referências

Página de Download e Notas de Release
http://www.talend.com/download/talend-open-studio#t4

Notas de release e discussões no fórum oficial
https://www.talendforge.org/forum/viewtopic.php?id=44935

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades mais recentes sobre o Talend e aprenda com nossos experts

Leia outros posts do nosso blog

Talend

Talend Studio: Usando variáveis de contexto

Olá, neste job mostraremos como definir variáveis de contexto no Talend Studio. Variáveis de contexto podem armazenar diretórios, configuração de banco de dados, enfim tipos

Quer acelerar a tomada de decisão com dados de qualidade?

Fale conosco agora mesmo!

Fale com nossos experts

O café é por nossa conta!