Talend 6.0

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A nova versão 6.0 do Talend já está disponível há quase um mês e após ter realizado alguns testes, segue uma pequena lista das mudanças de maior destaque e algumas considerações:

  • Interface com o usuário redesenhada
  • Pesquisa de componentes baseada em descrição e não apenas no nome (ou seja, o usuário não precisa mais saber exatamente o nome do componente que procura, e sim sua característica)
  • Nova funcionalidade para monitoramento uso de memória e CPU dentro do Studio (auxilia a analisar a performance de execução)
  • Componentes para acesso e manipulação no Google Drive, dentre outros diversos componentes focados na nuvem
  • Suporte a Java 8 (Studio)
  • Suporte a driver ODBC removido. Agora a conexão com bases Access é realizada via JDBC. Conexões genéricas ou com SQL Server ainda podem ser realizadas, porém só funcionará com o Java 7

Ponto de Atenção

Devido ao bug TDI-33503 (https://jira.talendforge.org/browse/TDI-33503), não recomendo que seja feita migração em ambientes de produção sem que antes seja solicitado patch para este bug através do canal de suporte.

Conclusão

A nova versão trouxe diversas melhorias principalmente quanto à interface da ferramenta e diversidade de componentes. No que diz respeito à usabilidade, não dá pra deixar de mencionar que o que já era fantástico, ficou muito melhor. O desenvolvimento com o Talend vem se tornando cada vez mais ágil e o que ficou difícil foi para a concorrência em atingir tal estado da arte.

Todavia, assim como em toda nova versão, convém realizar extensivos testes em seu ambiente antes de implantar ou migrar para a mesma. A versão 5.6.1 continua sendo uma ótima opção, tendo em vista que a versão 6.0.1 está prevista para meados deste mês de Setembro.

Referências

Página de Download e Notas de Release
http://www.talend.com/download/talend-open-studio#t4

Notas de release e discussões no fórum oficial
https://www.talendforge.org/forum/viewtopic.php?id=44935

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades mais recentes sobre o Talend e aprenda com nossos experts

Leia outros posts do nosso blog

Talend

Talend Contextualizado

Olá pessoal! Após o sucesso absoluto das Canecas Talend Brasil e depois de muito tempo sem tutoriais iremos falar sobre algo essencial dentro do Talend:

Talend

Acessando Web Services SOAP no Talend

A utilização de Web Services é comumente usada na integração e comunicação entre sistemas. Nesse artigo começaremos com uma breve introdução sobre Web Services, o que são, seu formato padrão e como podem ser utilizados, posteriormente, iremos aprender como realizar requisições a um Web Service utilizando o Talend com um exemplo prático usando um Web Service de captura de endereço através do CEP.

Para o desenvolvimento desse artigo iremos utilizar um Web Service pertencente ao pessoal do Byjg, que é um site que possui diversos serviços para diversas situações, dentre eles está o serviço de consulta de CEP, no qual podemos passar um CEP para ter como retorno o endereço, e vice-versa.

Quer acelerar a tomada de decisão com dados de qualidade?

Fale conosco agora mesmo!

Fale com nossos experts

O café é por nossa conta!